Quarta, 17 Agosto 2022 15:16

SUBIDA AO MORRO DO CRUZEIRO E ABERTURA DAS CAPSULAS DO TEMPO

Cerca de 50 pessoas participaram nesse domingo (14/8) em Dom Silvério, da subida ao morro do Cruzeiro para ação do projeto “Toda memória, tem história”. A atividade que contou com a participação do Prefeito José Bráulio, do secretário de Obras Euler Márcio Cunha Soares, secretário de Esportes, Cultura, Turismo e Lazer Willian Trindade, padre Pedro Pires de Andrade, historiadores, educadores, alunos das escolas municipais e demais silverienses, fez parte do calendário de atividades programado em comemoração ao 84º aniversário da cidade.

A caminhada teve por objetivo realizar a abertura de cápsulas do tempo depositadas no local. Segundo os registros, a primeira cápsula foi armazenada em 1922 em comemoração ao centenário da independência e a segunda em 1959.

A abertura dos compartimentos aconteceu sobre grande expectativa e a Prefeitura tomou todos os cuidados para preservar as inscrições e a manutenção da base do Cruzeiro. Em ambas as urnas se encontraram materiais muito danificados pelo tempo e umidade ficando a cargo da Secretaria de Cultura buscar parcerias para apoiar na identificação e tratamento do conteúdo histórico.

A diretora da rede municipal de educação Edilene Guimarães registrou a emoção do momento. “É muita emoção. Envolvemos alunos do 4º e 5º anos da rede municipal e não tínhamos dimensão que seria algo tão protegido. Esse projeto é muito importante para a história da nossa cidade”, declarou.

O artista plástico José Geraldo Costa (Bambino), frisou a importância da ação “Esse momento é especial, é como conhecer o passado podendo contribuir para o presente e o futuro. Nem sempre a administração deu devida atenção a elas, mas com a criação do Conselho do Patrimônio Histórico Cultural passou a ter relevância para a preservação da memória dos lugares e seus habitantes. ”, pontuou.

A próxima etapa do projeto acontece no dia 7/9 quando alunos da rede municipal estarão novamente no Cruzeiro realizando o deposito de uma nova cápsula, em comemoração aos 200 anos da independência. Ela será aberta daqui a 50 anos, em 2072.